Search
  • Dr. Luiz Fink

Você é Saudável Para Praticar Esportes?


Para a maioria das pessoas, atividades físicas de intensidade moderada não oferecem riscos à saúde e não há necessidade de uma avaliação médica antes de iniciá-las. Porém, para alguns indivíduos, a avaliação médica é indispensável.O Colégio Americano de Medicina Esportiva elaborou um breve questionário que orienta o público leigo quanto à necessidade de uma avaliação médica antes de iniciar a prática regular de atividades físicas:

1. Você está há mais de um ano sem fazer uma consulta médica de rotina?

2. Você tem histórico de problemas cardiovasculares na família?

3. Algum médico já lhe disse que você tem problemas cardíacos ou que só deve praticar exercícios recomendados por um médico?

4. Você sente alguma dor ou desconforto no peito quando pratica atividades físicas?

5. Nos últimos 30 dias você sentiu alguma dor ou desconforto no peito sem praticar atividades físicas?

6. Você costuma sentir tonturas, perda de equilíbrio ou já perdeu a consciência em alguma ocasião?

7. Você tem problemas ósseos ou articulares (por exemplo, coluna, quadril ou joelho) que poderiam ser agravados pela mudança de suas atividades físicas?

8. Você faz uso regular de medicamentos para pressão arterial ou doenças cardíacas?



9. Você tem conhecimento de qualquer outra condição de saúde que o(a) impeça de praticar atividades físicas?



10. Você tem mais de 45 anos?

Se você respondeu SIM para alguma destas questões, deve procurar uma opinião médica sobre qual tipo de atividade física é mais segura e apropriada para o seu caso, antes de iniciar um programa de exercícios!


A avaliação com um médico do esporte, poderá também lhe auxiliar na definição dos seus objetivos, bem como na melhor maneira para alcançá-los. Exercite-se, o corpo humano foi feito para a prática de atividade física, mas faça isso com segurança!

0 views0 comments