HIDRATAÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA
A água é o componente presente em maior abundância no organismo. O corpo humano não possui reservas de água e por isso ela deve ser reposta a cada 24 horas para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Além disso, a água é o meio por onde se processam todas as reações do nosso organismo: transporta nutrientes, regula a pressão sanguínea, participa no controle da temperatura, mantém o equilíbrio dos ácidos, e ajuda também a eliminar as impurezas. O fato de estarmos sempre perdendo água seja através da urina, do suor ou da respiração explica por que é importante repor o equilíbrio hídrico. Para um adulto em condições normais, a recomendação é de 35ml/kg de peso corporal, ou 2 a 2,5 litros de água por dia. Quando se realiza algum tipo de exercício físico o corpo tem alguns desafios para enfrentar: Dissipar o calor para o ambiente, e evitar a perda excessiva de água (desidratação). Portanto, com a prática de atividade física a necessidade de água é aumentada!
Efeitos da Desidratação:
1. Menor disposição;
2. Câimbras Musculares;
3. Perda de coordenação;
4. Diminuição da performance.
Fique atento a esses sinais! Sobre a questão hidratação, a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte recomenda alguns procedimentos:
- Suporte adequado de líquidos em um período de 24h que antecede uma atividade física;
- Consumo 250 a 500 ml de água 2h antes do início do exercício físico;
- Durante o exercício: iniciar a ingestão de líquidos nos primeiros 15 min e continuar a cada 20 min;
- Incluir bebidas isotônicas quando o tempo de atividade for maior do que 60 min.
TIPOS DE BEBIDAS X HIDRATAÇÃO
- ÁGUA
O melhor nutriente para repor líquidos para o corpo. Não tem comparação com nenhuma outra bebida. Água sempre.
- BEBIDAS ISOTÔNICAS
São usadas principalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração.
São bebidas isotônicas o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados como Gatorade, SportDrink, Marathon etc. Podem ser consumidos por praticantes de atividade física, mas gestantes, lactantes, hipertensos, diabéticos, celíacos e pessoas com doenças renais não devem consumir o produto industrializado.
- ÁGUA DE COCO
Isotônico natural, de baixa caloria e elevado teor nutricional. Apresenta, em sua composição, vários eletrólitos como sódio, potássio, fósforo e cloro por isso possibilita uma absorção mais rápida, recuperando as perdas dos minerais.Excelente alternativa para hidratar-se.
- BEBIDAS ENERGÉTICAS
São bebidas que contém cafeína, uma substância estimulante, grande quantidade de açúcar, além de aminoácidos e vitaminas, entre outras substâncias. Devem ser consumidas com moderação e não com a finalidade de hidratação, pois a combinação açúcar e cafeína auxiliam na eliminação de água devido ao efeito diurético da cafeína e o aumento da sede.
- REFRIGERANTES
São considerados alimentos de “calorias vazias”, pois possuem apenas calorias e água na sua composição, não fornecendo nenhum nutriente a mais para o corpo. Além disso, são bebidas gaseificadas, o que pode causar desconfortos intestinais e tem uma absorção mais lenta, não sendo ideais para a hidratação.
