VAMOS COMEÇAR A CORRER?

Ok, vc deu uma lida nos posts anteriores, é saudável pra praticar esportes, já escolheu seu tenis ideal, está bem hidratado, resolveu que vai começar a correr para melhorar sua qualidade de vida, você então:

 

- Abre a porta de casa e sai correndo???

 

Definitivamente não.

 

Você estaria pedindo pra ter uma lesão, para começar a transformar uma coisa agradável que é o exercício em um martírio. Quando vamos subir uma escada fazemos isso um degrau de cada vez, não pulamos direto pro terceiro ou pro quarto degrau. Todo exercício deve ter um planejamento baseado em suas condições físicas. O ideal seria iniciar qualquer programa de exercícios sob supervisão de um educador físico ou de um fisioterapeuta.

 

Uma outra opção seria utilizar-se de planilhas que indicam quanto você deve correr, quanto alternar entre corrida e caminhada, quando aquecer, quando desacelerar. Essas planilhas podem ser elaboradas por um educador fisico, podem ser encontradas em revistas especializadas como a runners world, ou então você pode acessar o link abaixo, onde vai encontrar vários programas de corrida:

Esta é uma produção independente do DJ Steve boyet que criou vários mixes baseados no ritmo e nos períodos de descanso para quem está iniciando, para quem já corre ou para quem quer aperfeiçoar seu ritmo de corrida. Falando apenas sobre os iniciantes no prazeroso esporte de correr, vou deixar aqui quatro programas pra iniciantes e a página inicial dos mixes. sirva-se à vontade, é totalmente gratuito

Begintervals-

Se você nunca correu na vida, comece por aqui. esta é uma introdução para que em três semanas você consiga iniciar o first day to 5k

https://www.podrunner.com/begintervals.html

 

First day to 5k-

Do primeiro dia aos 5 quilometros. para quem nunca correu na vida conseguir ao final de 9 semanas correr uma prova de 5 quilometros.

https://www.podrunner.com/first-day-to-5k.html

Gateway to 8k-

Para quem completou o primeiro estágio, ou para quem ja corre rotineiramente pequenas distâncias, um programa para ao final de 10 semanas completar uma prova de 8 quilômetros.

https://www.podrunner.com/gateway-to-8k.html

Freeway to 10k-

O próximo degrau na nossa escalada vai extender o alcance aos 10 quilometros. um programa para se conseguir correr 10 kilometros após 10 semanas de treino.

https://www.podrunner.com/freeway-to-10k.html

podrunner

Esta é a página inicial onde estão todos os programas para os níveis médio e avançado. divirta-se.

https://www.podrunner.com/programs.html?fbclid=IwAR1Q1M1IXbLGEeiPG1yJcs8kHpUlc5TZawQ5BI3bAMbdRvM2JOWbwYj5pXc

Como os programas funcionam:

nas página existe um arquivo para cada semana de treino que pode ser salvo em seu computador. ele é um arquivo em mp3 que após uma introdução em inglês, uma música começa a ser tocada. inicia-se com um período de aquecimento. após um sinal sonoro as batidas aceleram indicando o início da corrida, outro sinal sonoro indica a redução do ritmo alternando para caminhada, e assim por diante. ao final um sinal diferente indica o período de repouso para reduzir o ritmo antes de parar completamente. basta então colocar um aparelho de mp3 e iniciar o programa, no mínimo 3 vezes por semana, tentando sempre se manter no ritmo das batidas da música.

 

O programa completo pode ser visualizado no link "Click here" existente em cada página.

 

não esquecer:

 

-Alongar antes e depois de cada treino.

-manter a hidratação.

 

 

6 Motivos pra começar a correr

 

1 – Emagrece!

 

Em apenas 45 minutos, com uma intensidade média, você pode queimar até 400 calorias. Sem contar que os seus músculos são trabalhados de forma completa, ou seja, barriga, braços e pernas ficam completamente definidos.

 

 

2 – Previne doenças

 

A corrida estimula a produção de macrófagos, células que atacam bactérias e vírus. Por isso, esta prática é conhecida como fortalecedora do sistema imunológico. Estudos também comprovaram que a corrida é uma aliada na prevenção de osteoporose, doenças do coração e, até mesmo, alguns tipos de câncer.

 

 

3 – Aumenta o fôlego

 

Em uma corrida, o seu organismo chega a consumir 10 vezes mais oxigênio do que em repouso. Com isso, ela é capaz de potencializar o funcionamento do nosso sitema respiratório.

 

 

4 – Não tem custo

 

Para correr, basta colocar uma roupa adequada e sair de casa. Toda cidade tem um local propicio para a atividade. Se não for na praia, corra na praça. Se não for na praça, corra na calçada. Só não vale inventar desculpas para permanecer sedentário.

 

 

5 – Melhora a autoestima

 

Um estudo da universidade de Bonn, na Alemanha, comprovou que a corrida é a atividade física que mais libera endorfina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar.

 

 

6 – Ajuda a dormir mais e melhor

 

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Stanford, nos Estados Unidos, mostraram que pessoas que fazem um trote de apenas 20 a 30 minutos por dia, já conseguem reduzir pela metade o tempo conhecido como “pegar no sono”.

 

Boas corridas a todos !!

430509_341921309177623_1156219697_n.jpg